O que fazer com o ar condicionado durante a Pandemia?

e boca

Pessoas infectadas espalham partículas com vírus quando espirram ou tossem. Pesquisas ainda estão em andamentos em diversas Universidades e institutos de pesquisa com o objetivo de obter informações sobre contágio, tratamento e vacina. Cuidados com os sistemas de ar condicionado e ventilação jamais devem menorizar princípios de higiene (lavar as mãos frequentemente), limpeza e desinfecção de superfícies e isolamento social.

As seguintes medidas relacionadas aos sistemas de ar condicionado e ventilação são recomendadas segundo referências internacionais:

– Aumentar a ventilação com ar externo.

– Melhorar o sistema de filtração de ar e vedar as arestas dos filtros para evitar by-pass.

– Manter o sistema de ventilação funcionando por longas horas, se possível por 24h.

– Não use recirculação de ar. 

HEPA

Além do uso do sistema de ar condicionado e ventilação já existentes considere as seguintes medidas complementares tais como o uso de purificadores de ar com filtro HEPA* para os quartos, uso de aparelhos de irradiação germicida ultravioleta (UVGI) especialmente em áreas de grande circulação.

Porém as salas devem estar vazias durante o uso do UVGI  haja vista que a radiação é prejudicial aos olhos e a pele, plantas e animais de estimação.  Equipamentos de purificação de ar e os aparelhos de irradiação germicida ultravioleta e higienização por ozônio também são recomendáveis.

COVID-19

O COVID-19 tem se mostrado resistente a variações de temperatura e umidade exceto para temperaturas acima de 30oC e umidade relativa acima de 80%, o que infelizmente não é recomendável devido às condições de conforto térmico. Logo, condições de condicionamento de ar podem manter-se inalteradas.

Porém todas as operações quanto ao PMOC – Plano de Manutenção e Operação e Controle do ar condicionado devem ser mantidas quando possível, sempre tomando-se o máximo de cuidado com o funcionários  os quais devem estar munidos de todos os equipamentos de EPI recomendado e demais proteções recomendadas pela OMS (organização Mundial da Saúde).

Estamos todos engajados na luta contra COVID-19 e as medidas recomendadas acima são extremamente relevantes, mas outras  não podem ser deixadas de lado. Como por exemplo: constante limpeza e desinfecção de superfícies que são frequentemente tocadas, disponibilização de álcool gel, fechamento de locais em que pessoas possam se aglomerar, como por exemplo áreas de descanso e break rooms.  

*HEPA (High Efficiency Particulate Arrestance) é uma tecnologia empregada em filtros de ar com alta eficiência na separação de partículas.

Fonte: ABIH-SC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *