ar condicionado eficiencia

Maneiras de fazer seu ar-condicionado funcionar de maneira mais eficiente

Quando as temperaturas sobem, o ar condicionado funciona ou sua eficiência cair drasticamente

Abaixo estão algumas etapas que podem ajudar a aliviar a carga do ar condicionado da sua casa e ajudá-lo a funcionar com mais eficiência – e adicionar economia à sua conta de energia!

1. Agende uma verificação de manutenção

Um ajuste do sistema de resfriamento garantirá que ele funcione com desempenho e eficiência máximos. 

Um sistema de ar condicionado sem manutenção terá que trabalhar mais e por mais tempo para fornecer o mesmo grau de conforto em casa, reduzindo muito sua eficiência e aumentando suas contas de luz. Estudos mostram que 50% das falhas do sistema são devido à falta de manutenção.

2. Deixe o termostato sozinho

Muitas pessoas gostam de deixar o ar condicionado a 27ºC. Algumas até assumem a responsabilidade de aumentar a temperatura quando não há ninguém em casa. Se você fizer disso uma prática, certifique-se de que ninguém baixe a temperatura abaixo de 78 para resfriar a casa mais rápido. 

O ar condicionado resfria na mesma taxa, independentemente da configuração. Ajustar a temperatura para 70 graus não ajudará sua casa a chegar a 78 graus mais rápido do que se deixasse a 78 graus.

Um termostato programável é uma ótima maneira de evitar esse problema. Você pode programar o termostato para aumentar as temperaturas quando você estiver fora de casa e voltar a uma temperatura confortável antes de voltar para casa.

3. Mantenha as cortinas fechadas

A luz natural pode ajudar a reduzir seus custos de iluminação, no entanto, quando não há ninguém na sala, é melhor manter as cortinas fechadas durante o dia. Isso é especialmente verdadeiro para casas com janelas nos lados leste ou oeste. 

Impedir que os raios diretos do sol entrem em sua casa ajuda a reduzir a quantidade de esforço que o ar condicionado faz para manter a casa fria. Para maximizar isso, abra as cortinas, persianas ou cortinas à noite para permitir que o calor escape pelas janelas de sua casa.

4. Use o desumidificador – eficiência

Quando as pessoas dizem “não é o calor, é a umidade”, elas estão certas! Se você tiver um desumidificador, ligue-o quando a temperatura subir. Livrar sua casa da umidade ajudará a deixar sua família mais confortável. Você pode até mesmo ser capaz de definir seu ar condicionado acima de 78 graus ao usar um desumidificador combinado com ventiladores.

5. Mantenha o seu ar condicionado longe do sol

O local ideal para um condicionador de ar central é no lado norte da sua casa. Embora isso possa não ser prático em todos os casos, a ideia geral de manter a unidade longe do sol pode ser alcançada de outras maneiras. 

Paisagismo faz mais do que deixar seu jardim bonito. Ao plantar arbustos ou árvores ao redor de seu aparelho de ar condicionado, você pode ajudá-lo a resfriar sua casa com mais eficiência. A sombra desse paisagismo também pode ser usada para manter os raios solares diretos longe de sua casa. 

LEMBRETE IMPORTANTE SOBRE SOMBREAMENTO: Não plante nada que bloqueie o painel de acesso onde a unidade precisa de manutenção e mantenha 2-3 pés entre qualquer sombra que você tenha e sua unidade para que fique acessível para manutenção e reparo.

6. Guarde as tarefas para o momento certo

 Enquanto cozinha, pode aquecer a cozinha, assim como usar a máquina de lavar louça para secar os pratos. As secadoras de roupas localizadas na casa podem ter o mesmo efeito. 

É melhor deixar essas tarefas para a noite, ou melhor ainda, quando não há ninguém em casa. Além disso, realizar tarefas trabalhosas durante os horários mais quentes do dia pode fazer você se sentir desconfortável. 

Se possível, deixe essas tarefas para a noite ou de manhã cedo, quando o calor não estiver tão forte.

Agende uma visita grátis da Infoclima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *