CIRCULAÇÃO DE AR-INFOCLIMA

Dicas para aumentar a circulação de ar em seu apartamento

A circulação de ar pode ter um grande impacto na tarifa mensal de eletricidade de um apartamento. A qualidade ou a qualidade da circulação do ar afetará a intensidade ou a frequência com que as unidades de ar condicionado e aquecimento precisam funcionar. Especialmente quando há apenas um aparelho de ar condicionado em uma janela de um apartamento, pode ser difícil fazer com que o apartamento esfrie completamente.

Quando isso acontecer, você notará que está ajustando o botão de temperatura para níveis ainda mais frios na tentativa de tornar o apartamento mais confortável. O que isso faz, porém, é aumentar sua conta de luz e ainda não ajuda a circular o ar por todo o apartamento. A melhor maneira de remediar isso é empregar algumas técnicas básicas de circulação de ar.

1. Use ventiladores de caixa e ventiladores de teto

Uma das melhores maneiras de fazer o ar circular em um apartamento é usar um ventilador de caixa ou de teto, se houver. Os ventiladores de teto usam uma quantidade relativamente baixa de energia durante o funcionamento. Por sua vez, eles podem mover muito ar estagnado e viciado em uma sala. 

Quando uma sala é mal ventilada ou não recebe muito fluxo de ar, o ar se torna um fardo para as unidades de aquecimento e resfriamento removerem e as unidades continuarão a funcionar até que possa limpar aquela sala daquele ar estático.

Quando um ventilador de teto ou de caixa está em uso, no entanto, ele alivia a carga das unidades de aquecimento e resfriamento auxiliando no processo de circulação, o que sem dúvida economiza dinheiro. Se o seu apartamento não tem o luxo de um ventilador de teto, um ventilador de caixa também funcionará bem. 

A vantagem dos ventiladores de caixa é que você pode movê-los para qualquer sala e alterar seu ângulo de qualquer forma que beneficie o fluxo de ar de uma sala. Colocar uma caixa na direção da porta de um cômodo com circulação insuficiente pode ajudar a forçar a entrada de ar no cômodo, o que essencialmente tornará o cômodo um lugar mais tolerável.

2. Fechar salas que não estão em uso

Certamente não há vantagens em deixar a porta do quarto sobressalente aberta quando aquele quarto específico não é usado há meses. Se não houver ninguém ocupando essa sala, então não há necessidade de um clima temperado. Lembre-se de que uma unidade de ar condicionado ou de aquecimento trabalhará muito para garantir que o ar circule até que a temperatura desejada, definida por você, seja atingida. 

Quanto mais cômodos houver no apartamento, maior será a quantidade de espaço para aquecer ou resfriar, o que significa que a unidade estará funcionando até que a temperatura acumulada de todos esses cômodos atinja a temperatura desejada. O que você pode fazer para evitar gastos desnecessários e excessivos com energia é fechar as portas dos cômodos que raramente são usados ​​e daqueles que nunca são usados.

Da mesma forma, o calor sufocante do verão pode ser explicado quando a lavadora e a secadora estão liberando quantidades excessivas de calor. Manter a porta aberta da despensa que abriga a lavadora e a secadora forçará o ar condicionado a trabalhar muito mais para resfriar esse espaço adicional. Você pode economizar fechando as portas dos cômodos que estão proibindo a circulação adequada de ar em seu apartamento.

Faça um orçamento com a Infoclima, caso queira instalar, limpar ou fazer manutenção de ar condiiconado com a Infoclima (11) 2391-1111.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *