desinfectar-corretamente-infoclima

Como desinfectar corretamente: 9 dicas ao usar um desinfetante

Desinfectar é uma etapa essencial para obter um ambiente limpo e livre de vírus

Desinfectar desempenha um papel importante na proteção de sua saúde, evitando a propagação de doenças comuns, como gripe, resfriados e outras doenças infecciosas.

No entanto, se a desinfecção não for feita corretamente, a eficácia é nula. Pulverizar um desinfetante da maneira errada apenas o coloca no ralo.

Siga estas dicas para aplicar a desinfecção adequada e proteger a saúde das pessoas em suas instalações.

1. Use microfibra

Esfregões, panos de limpeza de microfibra (sintéticos) são mais eficazes do que aqueles feitos de fibras naturais. Os panos de microfibra sintética são resistentes à ligação quat. Isso ocorre quando o ingrediente ativo (cloreto de amônio quaternário) é atraído e absorvido pelos tecidos.

Como isso acontece? Quats são íons carregados positivamente. Microfibra ou algodão, por outro lado, têm carga negativa. Positivo atrai negativo. Use microfibra e não algodão quando usar desinfetantes feitos em quats, para não absorvê-la.

2. Aplicadores de mudança

Ao desinfetar, a solução desinfetante também pode ser contaminada quando você mergulha frequentemente o aplicador (esfregão, esponja) na solução. Você acabará espalhando bactérias e sujeira, tornando sua desinfecção ineficaz.

É aconselhável trocar o aplicador (esfregões, esponjas, panos úmidos) para cada ambiente. Nos hospitais, eles trocam a água do esfregão a cada 2 ou 3 quartos. Isso garante que a solução desinfetante seja límpida e permaneça eficaz para evitar a contaminação cruzada.

3. Superfícies de alto toque

Bactérias e vírus podem se multiplicar rapidamente nas condições certas. Em apenas 20 minutos, você pode ter centenas de bactérias e vírus se reproduzindo. Esses microorganismos prejudiciais podem ser encontrados em superfícies de alto contato, como maçanetas, assentos de sanitários, interruptores de luz, botões de elevadores e corrimãos. Portanto, essas manchas precisam ser desinfetadas com mais freqüência.

As superfícies dos banheiros também devem receber atenção. Superfícies como argamassa, cabos, acessórios de água como chuveiros também devem ser limpos e desinfetados regularmente para evitar o acúmulo de mofo. Você não deve esquecer também dispensadores de toalhas, porta-papel higiênico, latas de lixo e secadores de mãos.

4. Limpar a sujeira

Antes de aplicar o desinfetante, limpar a sujeira é um pré-requisito. A menos que a limpeza adequada seja feita, a solução de desinfecção não será eficaz. Siga as instruções do fabricante ao aplicar o desinfetante.

5. Conheça o produto

Antes mesmo de aplicar desinfetantes, reserve um tempo e conheça as especificações do produto. Contra que tipo específico de vírus e bactérias é eficaz? Qual é a reivindicação de matar? Para quais superfícies é aconselhável usar?

Todas essas informações podem ser encontradas na etiqueta de instruções. Leia sobre as declarações de advertência adequadas ou protocolos de perigo e segurança.

6. Tempo de contato

Para que um desinfetante tenha efeito, deve haver um tempo de contato adequado que deve ser seguido. Essas informações também são indicadas na etiqueta ou nas instruções do fabricante. Isso afirma que o desinfetante deve permanecer úmido na superfície durante o tempo de contato.

Pesquisa sobre instruções específicas para desinfetantes virucidas, fungicidas e de controle de mofo e bolor.

7. Use uma proporção de 90% a 10%

Lembre-se de que desinfetantes são produtos químicos. Como tal, eles devem ser diluídos ou dissolvidos adequadamente na proporção aconselhável. 

A proporção recomendada geralmente é de 90% de água e 10% de solução desinfetante. Mais ou menos tornará seus esforços de desinfecção inúteis.

8. Nunca misture com solução de limpeza

Não misture um desinfetante com outros produtos químicos ou limpadores. Isso não é apenas inseguro, mas também tornará o desinfetante inútil.

9. Considere certos fatores

Lembre-se das seguintes considerações ao avaliar suas opções:

  • Segurança – é seguro para as pessoas? E quanto aos seus animais de estimação?
  • Eficácia – é eficaz contra patógenos em sua casa ou instalação?
  • Tempo de matança – quanto tempo leva para matar os patógenos? Quanto tempo é necessário para deixar as superfícies molhadas?
  • Facilidade de uso – É fácil de usar e prático?

A escolha do desinfetante certo anda de mãos dadas com a aplicação certa. Seguindo as orientações necessárias, você pode proteger sua saúde.

A Infoclima é a empresa líder em desinfecção em São Paulo. 

Fornecemos soluções de desinfecção totais usando nossos desinfetantes 100% livres de produtos químicos, seguros para humanos e eficazes na eliminação de vírus e germes.

Peça um orçamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *