As maneiras mais eficientes em termos de energia para usar um ar condicionado

Embora todos desejemos ser mantidos frescos no verão e quentes no inverno, os preços da energia estão subindo a cada ano

Esteja você comprando ou comprando um ar-condicionado portátil, uma unidade de janela / parede, um sistema split ou um sistema de dutos, existem algumas maneiras de usá-lo com mais eficiência para manter suas contas baixas e ajudar você a ambiente também.

shutterstock_123263716

Escolhendo um ar condicionado

  • Verifique quanta energia ele usa – Compare o consumo de energia de entrada / saída de resfriamento / aquecimento de diferentes modelos, medido em quilowatts (kW). Considere também o tamanho do seu quarto, casa ou prédio e se houver outras fontes de calor internas.
  • Escolha um modelo de inversor com um inversor de velocidade variável (VSD) – Um ar condicionado do inversor (por exemplo, sistemas divididos) possui um VSD instalado no motor do ventilador que varia automaticamente a velocidade do compressor. Portanto, ele funciona a toda velocidade quando você precisa resfriar o local rapidamente e a uma velocidade mais lenta quando o resfriamento não é urgente.
  • Escolha o tamanho certo – se for grande demais para o seu local, ele terá ciclos curtos de resfriamento ou aquecimento, onde será ligado e desligado, o que consome muita energia. Se for muito pequeno, terá que trabalhar mais para esfriar ou aquecer o local. Peça a um profissional que realize cálculos completos de carga de aquecimento e refrigeração em sua casa ou empresa para determinar se o ar condicionado tem ou não o tamanho certo antes de comprá-lo.
  • Comparar etiquetas de classificação energética – essas etiquetas têm uma classificação em estrelas, de 1 a 6 estrelas, para eficiência de refrigeração e aquecimento. Quanto mais estrelas um ar condicionado tiver, mais eficiente será o consumo de energia e mais barato também será o funcionamento. Os aparelhos de ar condicionado super eficientes podem ter uma classificação de 7 a 10 estrelas.
shutterstock_124533580

Dicas de aquecimento e refrigeração

  • Feche todas as portas e janelas – Isso impedirá que o ar sem ar condicionado, quente ou frio, flua para a sala, além de impedir que o ar condicionado funcione por mais tempo.
  • Mantenha a área em que você está esfriando ou aquecendo ao mínimo – você pode fazer isso fechando as portas de outras salas que não precisam de refrigeração ou aquecimento. Você também pode garantir que os respiradouros e termostatos em áreas não utilizadas sejam seccionados.
  • Verifique a diferença entre as temperaturas interna e externa – Seja qual for a temperatura externa, não deixe a temperatura da sala cair a menos de 8 ° C abaixo dela. Além disso, quanto menor a diferença entre as temperaturas interna e externa, menores serão os custos de refrigeração. Faça isso ajustando o termostato a uma temperatura alta e confortável no verão e garantindo o controle de umidade, se necessário.
  • Ajuste a temperatura dependendo da estação – Defina o termostato entre 24-26 ° C no verão e 18-20 ° C no inverno. Para salas usadas com pouca frequência (por exemplo, banheiros e despensas), a temperatura deve ser de 16 ° C no inverno.
  • Não coloque o termostato em uma temperatura mais baixa que o normal – sua casa não esfria mais rápido e pode resultar em superaquecimento.
  • Use o modo econômico – Isso reduzirá o uso de energia, mantendo temperaturas moderadas nas condições corretas.
  • Se você possui um sistema de refrigeração central, use as opções de zoneamento – Isso permitirá que o ar flua para apenas determinadas áreas da casa.
  • Se você possui um sistema de ar central, desligue o ventilador junto com o compressor – defina o modo ‘automático’ na configuração do ventilador para fazer isso e use ventiladores em salas individuais.
  • Use ventiladores portáteis ou de teto – eles podem ser usados ​​junto com o seu ar condicionado para espalhar o ar de maneira mais rápida e eficiente em toda a sua casa.
  • Ventile à noite ou de manhã cedo – Feche as janelas durante o dia e abra-as à noite ou de manhã cedo para deixar entrar ar fresco.
  • Desligue-o quando a temperatura externa cair – Você pode deixar o ar fresco entrar, abrindo as portas e janelas.
  • Desligue outras fontes de calor internas – incluem luzes, computadores, impressoras e fornos. Eles podem aumentar a carga de aquecimento; portanto, desligue-os quando não estiverem em uso.
  • Use equipamentos de iluminação e escritório com baixo consumo de energia – eles não emitem tanto calor quanto os produtos menos eficientes. Para iluminação, use lâmpadas fluorescentes compactas.
  • Use-o somente quando necessário – O seu ar condicionado só deve funcionar quando você estiver usando a sala. Para edifícios comerciais, ele deve ser desativado no final do dia útil e nos fins de semana.
  • Usar temporizadores – você pode reduzir o número de horas que o sistema de ar condicionado opera usando temporizadores. O sistema liga quando alguém entra na sala e desliga quando sai da sala.
  • Use um termostato programável – Isso é ótimo para edifícios comerciais, pois liga o sistema de ar condicionado 30 minutos antes da chegada das pessoas e o desliga 30 minutos antes de sair no final do dia.
  • Garanta uma boa circulação de ar ao redor das unidades internas e externas – Remova cortinas, móveis ou plantas que possam estar bloqueando a unidade interna e também limpe o filtro. Para a unidade externa, remova a poeira que pode estar bloqueando o trocador de calor e as plantas que estão obstruindo o fluxo de ar.
  • Cubra a unidade externa com o sol – use um toldo ou uma malha de proteção para garantir que a unidade não superaqueça.
  • Não confunda os sensores de temperatura e o termostato – Se houver outras fontes de calor próximas ao ar condicionado, como uma lâmpada ou TV, coloque-as em outro lugar para não influenciar os sensores na parede ou na unidade, bem como o termostato .
  • Não faça coisas que aumentem a umidade da sala – não tome um longo banho quente, esfregue o chão ou seque as roupas. Faça essas coisas apenas à noite quando estiver mais frio.
  • Verifique se o duto está livre de vazamentos de ar – o ar frio que escapa esfria o interior do seu telhado e não o interior da sua casa.

Dicas de economia de energia a longo prazo

  • Substitua o seu ar condicionado antigo por um que economize energia – Procure a etiqueta ENERGYSTAR e compare as etiquetas EnergyGuide. Quando comparado aos modelos padrão, um ar-condicionado com essas etiquetas é 10% mais eficiente e uma unidade central é 15% mais eficiente. No geral, os sistemas de ar condicionado com eficiência energética consomem até 40% menos energia que os modelos mais antigos.
  • Use um sistema de ventilação de recuperação de calor – Isso utilizará a energia residual do ar de exaustão para condicionar o ar fresco recebido.
  • Faça uso do calor residual – Se sua empresa utiliza processos de geração de calor, como cozimento ou geração distribuída, use a recuperação de calor para capturar o calor residual livre.
  • Isole a casa ou o edifício – isole os espaços no teto, tetos, paredes e tubulações para reduzir a perda de calor no inverno e o ganho de calor no verão. Dutos de ar quente e frio também devem ser isolados.
  • Instale janelas com vidros duplos – Eles também podem reduzir significativamente a quantidade de calor perdida durante o inverno e a quantidade de calor que entra durante o verão.
  • Proteja a janela do lado de fora – use um toldo, persianas, persianas, cortinas ou tingimentos para reduzir a quantidade de luz solar que entra na sala no verão, o que pode diminuir a temperatura da sala em alguns graus. No inverno, mantenha-os abertos durante o dia e fechados à noite.
  • Use clarabóias – Elas permitem a entrada de luz natural, o que é ótimo durante o inverno. No verão, no entanto, considere encobri-los.
  • Use um sistema de desumidificação – Se você vive em um clima úmido, isso pode aumentar seu conforto quando está muito calor, o que significa que você pode simplesmente usar um pequeno sistema de ar condicionado.
  • Considere instalar economizadores – Eles são ótimos para quando a temperatura externa é menor que a temperatura interna. Eles levam ar fresco ao ar livre para resfriar o interior, para que você não precise usar o ar-condicionado interno para resfriar o interior com ar recirculado.
  • Utilize um sistema de gerenciamento de energia – É melhor usá-lo se o seu sistema de ar condicionado não puder ser controlado com temporizadores ou termostatos. Você pode usar diferentes temperaturas de resfriamento e aquecimento para várias zonas, tempos de parada, início ideal do equipamento e muito mais. Mantenha-o regularmente – Siga as instruções de manutenção do fabricante para garantir que o seu ar condicionado esteja funcionando como deveria. Isso inclui a manutenção do sistema, além de limpar e substituir os filtros regularmente.
  • Faça a verificação por um especialista pelo menos uma vez por ano – Um especialista pode confirmar se o ar condicionado está em perfeitas condições, verificando se todas as funções estão funcionando corretamente.

Quando usados ​​corretamente, os condicionadores de ar podem fazer com que qualquer ambiente seja agradável e confortável. E com essas dicas de economia de energia, você pode reduzir suas contas de energia e ser mais ecológico ao mesmo tempo.

shutterstock_159415724

Prestamos consultoria relacionada à climatização e ar condicionado. Entre em contato pelo WhatsApp.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *