qualidade do ar-escritorio-abafado

Melhore o fluxo de ar para melhorar a qualidade do ar interno

Você às vezes procura uma desculpa para escapar do escritório ou local de trabalho só porque não tem boa qualidade do ar lá?

Qualidade do Ar muda as coisas no escritório. Você deve ter notado outras pessoas fazendo a mesma coisa: sair para fumar um cigarro mesmo que não fumem, se oferecer para fazer uma corrida no Starbucks, almoçar demoradamente e sair cedo.

Não leva muito tempo para o ar abafado em seu local de trabalho sabotar seu negócio, reduzindo seriamente a produtividade.

Além disso, os especialistas dizem que o fluxo de ar e ventilação adequadamente projetados podem ajudar a prevenir a transmissão de contaminantes aéreos, como o coronavírus.

Os problemas de qualidade do ar interno geralmente resultam de problemas de fluxo de ar com o sistema de ar condicionado. 

Continue lendo para obter algumas dicas simples que irão melhorar o fluxo de ar, a qualidade do ar e o conforto em seu espaço e levar as pessoas de volta ao trabalho.
Melhorar o fluxo de ar: é essencial para a qualidade e conforto do ar

Melhorar a qualidade do ar: é essencial para a qualidade e conforto do ar

O fluxo de ar adequado é uma das coisas mais críticas de que seu ar condicionado precisa para fazer seu trabalho adequadamente. 

Mesmo que o sistema esteja removendo adequadamente o calor do ar que flui pela unidade, não ajudará no seu conforto se o ar condicionado não chegar ao ambiente que precisa ser resfriado.

Além disso, quando o ar condicionado é soprado para dentro de uma sala, uma quantidade igual deve ser removida e devolvida ao ar condicionado para preservar o equilíbrio do ar. 

Quando isso não acontece, você tem problemas de odor, ruídos estranhos e portas batendo sozinhas, bem como ar entupido e estagnado.

Aqui está o resultado: melhore o fluxo de ar para melhorar os níveis de conforto e a produtividade do seu escritório.

10 maneiras de melhorar os problemas de fluxo de ar em seu sistema de ar condicionado

Antes mesmo de chamar um profissional de ar-condicionado, aqui estão algumas etapas simples que você pode seguir para melhorar o fluxo de ar em seu escritório:

1. Verifique se há bloqueios de ventilação

Especialmente se o seu escritório tiver pontos quentes e frios e temperaturas inconsistentes, os funcionários provavelmente estão lidando com seu desconforto fechando ou bloqueando os registros e saídas de ar do ar-condicionado. Essas ações mudam a maneira como o ar flui pelo sistema e, na verdade, agravam o problema. 

Como primeiro passo para melhorar o fluxo de ar, certifique-se de que todas as aberturas e registros estejam abertos e não bloqueados por móveis.

2. Remova os detritos ao redor da unidade externa

A unidade de condensação do seu ar condicionado, que provavelmente está localizada fora ou em uma sala de equipamentos ventilada, precisa de fluxo de ar desobstruído para liberar o calor e evitar o superaquecimento. 

Se sua unidade for externa, melhore o fluxo de ar, certificando-se de remover todas as folhas ou detritos que possam ter se acumulado ao redor da unidade.

3. Troque os filtros regularmente

Seu ar condicionado tem filtros que removem poeira e detritos do ar e evita que eles entrem no ar condicionado e danifiquem suas peças. 

Quando um filtro fica entupido, ele também impede que o ar entre no sistema. Isso não só causa problemas de fluxo de ar e ar entupido, mas também faz com que o sistema trabalhe mais para resfriar seu espaço e pode levar a quebras mais frequentes.

Para melhorar o fluxo de ar, certifique-se de trocar seus filtros de acordo com as instruções do fabricante do equipamento, o que pode ocorrer uma vez por mês, dependendo do uso do sistema.

4. Verifique a condição dos dutos

Se os dutos de ar condicionado estiverem acessíveis, peça a um técnico de manutenção que verifique se eles estão entupidos com poeira ou se têm buracos ou rachaduras por onde o ar condicionado está escapando. S

e eles estiverem localizados dentro de paredes ou espaços estreitos, você pode ter que chamar um profissional de Ar para inspecioná-los e, em seguida, limpar ou fazer reparos quando necessário.

Se nenhum desses problemas for o culpado, seu sistema provavelmente tem problemas de manutenção e requer a experiência de um profissional de ar para melhorar o fluxo de ar. Isso é muito provável se você negligenciar a manutenção preventiva. 

Em uma visita de serviço programada regularmente, todos os itens listados abaixo seriam verificados e todos os problemas corrigidos, de forma que o problema do fluxo de ar não ocorresse em primeiro lugar.

5. Limpe as bobinas

A bobina do condensador da sua unidade, parte da unidade externa, se livra do calor removido do ar, expelindo-o para fora do edifício. A bobina do condensador não funcionará bem quando for coberta com uma camada de sujeira e fuligem. Este é um problema muito comum em São Paulo com toda a fuligem e poluição do ar.

Quando isso acontece, a transferência de calor é impedida e sua unidade tem que trabalhar mais para fazer seu trabalho, levando a problemas de fluxo de ar, aumento do desgaste das peças e até falha do sistema.

Saiba mais sobre limpeza de bobinas em nosso guia de referência útil para limpeza de bobinas de condicionadores de ar: por que, como e com que frequência.

6. Verifique se há problemas com o ventilador

Seu ar condicionado tem motores e ventiladores que ajudam a mover o ar condicionado através dos dutos e para as salas que precisam de resfriamento. Se o motor do ventilador estiver lento ou o próprio ventilador estiver coberto de sujeira e girando mais devagar do que o necessário, o sistema não poderá mover o ar com eficácia. 

É simples limpar o ventilador e melhorar o fluxo de ar.

7. Verifique os níveis de refrigerante

Se o ar do escritório estiver muito quente e estagnado, o sistema pode apresentar um vazamento lento de refrigerante, o que significa que ele perde capacidade de resfriamento com o tempo. Seu técnico de Ar pode verificar os níveis e reparar qualquer vazamento encontrado.

8. Verifique se há problemas de controle

Você pode ter termostatos com defeito (ou baterias que precisam ser trocadas) ou o sistema de gerenciamento do prédio pode precisar de ajustes para melhorar o fluxo de ar.

9. Verifique o tamanho da unidade

Se você herdou sua unidade de ar condicionado de um locatário anterior ou se ela foi selecionada e instalada por um empreiteiro menos qualificado, você pode ter uma unidade superdimensionada para o seu espaço.

É um problema mais comum do que você pensa, remanescente da época em que “quanto maior, melhor” era a regra para o dimensionamento de Ar Condicionado.

Acontece que unidades superdimensionadas são ineficientes e não fornecem conforto consistente. 

Uma unidade superdimensionada pode ligar e desligar continuamente, nunca funcionando o tempo suficiente para remover a umidade do ar e fazendo com que pareça abafado e desconfortável.

10. Melhorar o projeto do Ar Condicionado para melhorar o fluxo de ar

Você renovou ou mudou o layout ou uso de seu espaço sem atualizar seu sistema de HVAC? Sua tubulação provavelmente não está mais projetada de maneira adequada para mover o ar condicionado para onde é necessário.

 Algumas mudanças simples nos dutos podem melhorar o fluxo de ar e resolver seus problemas de ar estagnado no escritório.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *