Verão, bastante calor, nas ruas os termômetros marcam 40ºC para mais e você torcendo para entrar em algum lugar com ar-condicionado.
Verão, bastante calor, nas ruas os termômetros marcam 40ºC para mais e você torcendo para entrar em algum lugar com ar-condicionado. Talvez você até tenha um aparelho em casa e, quando chega do trabalho, já pensa em ligá-lo na temperatura mais baixa logo de cara, para gelar o ambiente e mandar o calorão pra longe. Acertamos? Mas, é importante ficar ligado: um ambiente tão gelado assim não faz bem para a sua saúde e existe uma temperatura ideal para o seu condicionador de ar que, além de fazer bem para você, também resultará em uma conta de luz bem mais enxuta e em conta.
O conforto térmico
O conforto térmico, que nada mais é que o bem-estar que sentimos em determinada temperatura em um ambiente, não acontece da mesma forma pra todo mundo. Ele varia de pessoa pra pessoa e não depende só da temperatura: ele é uma união de fatores, que podem ser físicos, psicológicos, ambientais e até mesmo fisiológicos. E é por isso que, às vezes, quando você está em um lugar com ar-condicionado ligado, algumas pessoas discordam de você a respeito da temperatura. Você já deve ter passado por alguma situação exatamente assim em algum lugar fechado em que o ar condicionado estava ligado: alguns preferem que o ar fique mais gelado, outros reclamam do frio e querem que a temperatura suba, enquanto alguns não opinam, pois já chegam preparados com um casaquinho a tiracolo! Geralmente, quem sai o grande vencedor nessa batalha é quem tem o controle do aparelho na mão. Mas não existe necessidade de ser assim! Você pode entrar em um acordo pela temperatura ideal.
Qual a temperatura ideal do ar-condicionado?
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), existe uma temperatura considerada perfeita para espaços fechados e ela pode variar de 23°C a 26°C. Por outro lado, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), separa a temperatura ideal por estações e indica de 23ºC a 26ºC para o verão e 20ºC a 23ºC para o inverno. Então, pense duas vezes antes de insistir em deixar o ar muito gelado, em torno dos 18ºC, viu? Estudos comprovam que temperaturas muito altas ou muito baixas podem atrapalhar a sua produtividade, tirar a sua concentração e fazer mal à saúde.
Então, por que é importante ter uma temperatura ideal?
Mesmo que você tenha o costume de sentir mais calor e que prefira ambientes mais gelados, lembre-se que o conforto térmico não é o mesmo para todo mundo ao seu redor. Por isso, caso esteja dividindo a sala com mais gente, precisa também pensar nos outros, certo? O correto é criar um consenso entre 23°C a 26°C, gerando, assim, a temperatura ideal para todos no local, garantindo a eficiência e o conforto total.
Agora, caso você esteja sozinho, não pense que a história fique diferente. É necessário lembrar que a gente precisa ter cuidado com as baixas temperaturas mesmo quando estamos sozinhos, já que elas não fazem bem à nossa saúde e podem até causar um choque térmico caso a diferença entre o ambiente interno e externo seja muito grande.
Casos de temperaturas muito extremas podem gerar vários problemas de saúde, como alergias, resfriados e vários outros incômodos respiratórios. Essas situações se agravam ainda mais no verão, quando costumamos manter lugares fechados bem mais gelados, enquanto na parte externa faz bastante calor.
Faça do ar-condicionado o seu aliado!
Agora que você já sabe qual é a temperatura ideal para um ambiente, não passe frio e nem sinta-se mal quando for pedir para aumentar a temperatura do ar-condicionado! Invista nela, no seu conforto e no bem estar dos que dividem o ambiente com você.
Caso ainda não tenha um condicionador de ar ou queira trocar o seu aparelho, você pode encontrar o modelo perfeito em uma de nossas lojas ou em nosso site! Nele, você ainda pode comparar aparelhos e equipamentos para realizar a escolha certa.
Especialista em Ar Condicionados há mais de 10 anos. Pronto para liderar a manutenção, limpeza e higienização, além da instalação de ar condicionados de acordo0 com a lei vigente.