como funciona o arc ondicionado

Como funciona o ar condicionado?

Conforme a temporada de verão se aproxima rapidamente, os brasileiros estão se preparando para lidar com o tradicional calor de dezembro a fevereiro

Como funciona o ar condicionado?

Da próxima vez que você se sentar, se refrescar durante os longos e quentes dias de verão, ouvir o silencioso zumbido de verão do seu ar-condicionado, pare e pense … você já se perguntou como uma unidade básica de Ar Condicionado realmente funciona? 

Neste artigo, explicaremos como funciona o seu ar condicionado; como ele absorve o ar quente de uma sala e se transforma em ar frio, que é então passado de volta para a sala para manter todos resfriados.

Aprendendo sobre refrigeração

Se você tem um sistema de ar condicionado split, ou um condicionador de ar evaporativo , uma coisa permanece a mesma: todos os tipos de aparelhos de ar condicionado usar refrigeração para manter a calma do ar interior. Os refrigerantes podem ser amônia, hidrocarbonetos e até dióxido de enxofre, mas para o ar condicionado, os refrigerantes mais comuns usados ​​são os fluorcarbonos como R-22 e R-410A.

Um ar condicionado vem com um refrigerante que absorve o calor de uma sala por meio de um processo chamado conversão de fase. Nesse método, compostos químicos especiais são constantemente convertidos de líquido em gás e de volta ao líquido novamente – o que torna possível soprar ar frio no ambiente.

Mas como ocorre a transferência de calor para o ar frio por meio de um AC? Simples. Os ventiladores dentro do ar condicionado coletam o ar quente e o movem para o sistema de bobinas fechado cheio de refrigerantes. A conversão de fase então acontece e o calor é removido e então substituído pela brisa fresca.

Ar condicionado: os detalhes

Para obter uma imagem mais clara de como o ar quente é substituído por ar frio, você precisa entender a anatomia de um ar condicionado. Além do refrigerante, é composto por três partes principais: o compressor, o condensador e o evaporador.

Compressor

O refrigerante precisa ser aquecido e deve ser mais quente do que o ar externo para que possa remover o calor externo também. Para isso, o compressor desempenha um grande papel. Ele comprime o gás de maneira compacta para que o refrigerante fique pressurizado, o que também aumenta sua temperatura.

Condensador

Quando o refrigerante fica quente e pressurizado, ele vai para a serpentina do condensador imediatamente. O condensador então se encarrega de transferir o calor para o ambiente. Uma vez que o calor vai do refrigerante para o exterior, o refrigerante retorna ao seu estado líquido e então esfria através de uma válvula de expansão.

Evaporador

A bobina do evaporador recebe o refrigerante liquefeito e resfriado que acabou de passar pela válvula de expansão. Quando o soprador sopra ar interno sobre a serpentina do evaporador agora fria, o calor da sala é imediatamente absorvido pela unidade e então descarregado no compressor para iniciar o ciclo de refrigeração novamente.

Para atualizar, veja como funciona o ar condicionado.

  • As aberturas distribuídas pelas divisões da sua casa extraem o calor da sua casa.
  • O ar quente passa pelas bobinas do evaporador extra frio e, em seguida, é absorvido pelo refrigerante.
  • O ar quente captado pelo refrigerante é liberado no compressor. Nesse ponto, o compressor pressuriza e aquece o refrigerante.
  • O refrigerante de alta pressão e alta temperatura agora flui através da serpentina do condensador.
  • O ventilador do condensador empurra o ar de alta temperatura para fora (não dentro da casa).
  • O refrigerante se move através da válvula de expansão, onde é resfriado e despressurizado.
  • O ar frio é soprado pelos dutos ou aberturas.
  • O ciclo de refrigeração se repete novamente.

Ar condicionado: antes e agora

A tecnologia usada em condicionadores de ar já percorreu um longo caminho desde a época em que foi concebida por Willis Carrier em 1933. Em um de seus designs patenteados, pode-se notar que todos os sistemas de CA atuais seguem seu conceito: ar quente da sala é absorvido pela unidade; o ar quente passa pelos tubos do refrigerador da geladeira; uma vez condicionado, o ar é soprado para a sala através de um ventilador. 

No entanto, chegou um momento em que os ACs representavam um grave perigo para o meio ambiente. O uso de clorofluorcarbonos (CFCs) como refrigerantes resultou no afinamento da camada de ozônio da Terra, fornecendo aos seres humanos pouca proteção contra os raios ultravioleta do sol.

A tecnologia de ar condicionado atual é mais sofisticada e compreende os impactos negativos dos refrigerantes, especialmente os CFCs na camada de ozônio da Terra. Agora, alternativas mais amigas do ambiente estão disponíveis e vários países tomaram medidas para proibir o uso de CFCs na refrigeração de ar condicionado.

Aqui na Ambience Air, você pode esperar que nossos condicionadores de ar estejam em conformidade com os padrões ambientais. Todos são considerados amigos do ozônio e não resultam em degradação adicional da atmosfera. Você pode escolher entre as principais marcas que oferecemos: Fujitsu , Breezair , Panasonic , Daikin, Samsung , Coolair e muito mais.

 Se você quiser saber mais sobre ar condicionado ou se precisar de mais explicações sobre como funciona um ar condicionado de sistema split , não hesite em entrar em contato com nossos especialistas em AC aqui na Infoclima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *