Informações importantes que você deve saber antes de ligar seu ar condicionado no verão

Já estamos começando o mês de Setembro e cada vez mais podemos sentir que o verão está chegando e neste momento lembramos do nosso querido aparelho de Ar Condicionado.

A primeira rajada de ar frio de seu aparelho de ar condicionado é uma introdução refrescante às estações de primavera e verão, mas sem o AC funcionando corretamente, a transição para os meses mais quentes pode se tornar desconfortável.

Saber quando ligar para um profissional é importante, especialmente quando o seu aparelho de ar condicionado apresenta sinais de um potencial problema após o inverno. Os proprietários devem saber como proteger sua unidade durante os meses ociosos e o que procurar ao ligá-la na primavera, para garantir que estão obtendo o máximo de sua unidade.

Aqui estão apenas algumas dicas para dar a você e sua unidade de AC uma vantagem no verão e manter sua casa fresca no calor de São Paulo.

Mantenha o condensador limpo

A limpeza básica do condensador externo consiste em remover a parte superior da unidade e usar uma mangueira de jardim para borrifar o pó de dentro para fora.

A poeira é sugada para dentro da unidade de fora, por isso é crucial borrifar a poeira para fora em vez de empurrá-la mais para dentro da bobina.

Você também deve evitar produtos químicos, que podem causar ferrugem prematura. Mesmo produtos químicos mais suaves devem ser limpos adequadamente para evitar que a unidade seja danificada.

Livre-se dessas capas

Usar uma capa em sua unidade pode parecer uma boa maneira de protegê-la do clima durante os meses mais frios, mas as tampas podem causar acúmulo de umidade e ferrugem prematura, o que leva a grandes problemas de longo prazo.

Algum vazamento de água da linha de drenagem primária de PVC durante o tempo úmido é normal, mas fique atento para o excesso de vazamento. Sinais de ferrugem na saída da linha de drenagem primária às vezes podem indicar um problema que requer atenção de um técnico de HVAC. Esteja ciente também de que sempre que o tubo de drenagem secundário começa a vazar água, definitivamente há um problema.

Você pode distinguir a linha de drenagem primária da linha de drenagem secundária por localização. A linha de drenagem primária geralmente está localizada fora da vista, onde pode drenar com segurança a condensação que todas as unidades criam. A linha de drenagem secundária está propositalmente localizada em um local visível para que, se houver vazamento de água, você não pode perdê-la. Os locais típicos para a linha secundária são acima de uma janela ou porta, na garagem ou mesmo em um corredor em alguns condomínios ou casas geminadas. A água vaza pela linha secundária apenas quando há um problema com sua unidade, portanto, se encontrar água lá, chame o atendimento imediato.

O QUE DEVO FAZER AO LIGAR NOVAMENTE?

Sinta suas linhas de cobre

Inspecionar a grande linha de cobre que sai da unidade é uma das maneiras mais eficientes de testar seu AC depois de ligá-lo novamente no verão. Se a linha (a qual chamada eventualmente de “geladeira fria“), então é uma boa indicação de que a unidade deve estar funcionando. Mas lembre-se, mesmo uma linha fria não diz tudo a você, e um serviço regular com verificações do nível de refrigerante é recomendado anualmente.

Verifique o calor da unidade

Verificar a temperatura do ar sendo expelido pelo ventilador do condensador externo enquanto a unidade está funcionando também pode indicar se a unidade está funcionando. Se o calor que vem do topo do condensador for mais quente do que a temperatura externa, significa que a transferência de calor de dentro da casa está acontecendo.

Desobstruir as saídas de ar da unidade

No caso de utilização em áreas externas próximas a árvores deve-se verificar se a folhagem do inverno que cresceu ao redor da unidade condensadora não esteja obstruindo a passagem de ar, e caso necessário os galhos devem ser cortados a pelo menos 30 centímetros das laterais do equipamento. Isso ajudará a evitar que galhos ou detritos ao redor do condensador bloqueiem o fluxo de ar para a unidade, bem como evite que ele entre na unidade e interrompa a funcionalidade. Se você observar pelos de animais de estimação ou detritos do quintal revestindo as bobinas do condensador ou se acumulando dentro da unidade, a eficiência do sistema será afetada negativamente. A serpentina do condensador em particular e a unidade como um todo devem ser limpas periodicamente para uma eficiência ideal.

QUANDO DEVO LIGAR PARA UM PROFISSIONAL?

Excesso de Movimento

Se você notar que a unidade está balançando, isso pode indicar problemas com um eixo do motor que pode precisar de manutenção ou substituição. Também pode indicar uma lâmina desequilibrada, que pode ser trocada sem substituir nenhum componente do motor, economizando tempo e dinheiro. Agende uma inspeção com um profissional para determinar o problema.

Excesso de ruído

Os compressores mais antigos podem fazer algum ruído moderado durante o uso. Isso é completamente normal. No entanto, o excesso de ruído pode significar uma lâmina do ventilador solta ou um problema pior.

Os motores do condensador eventualmente podem parar, devido a falta de manutenção ou outros motivos externos durante o tempo em que ficaram parados, você pode notar uma diferença no som no momento de seu funcionamento, ficar atento a sons estranhos, estridentes e alto.

Caso ruídos incomuns forem ouvidos durante o funcionamento de sua unidade de ar condicionado esteja fazendo algum som tido como diferente do normal os proprietários devem parar a unidade e mandá-la para manutenção imediatamente.

Entre em contato

Entre em contato com a Info Clima hoje mesmo para agendar uma limpeza em seu equipamento e saber mais sobre como manter sua unidade de AC em ótimo estado para passar o verão com todo conforto que merece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *