FALE CONOSCO

IMG_0434-removebg-preview-(1)

Como podemos ajuda-lo?

Conte conosco sempre que precisar.

LOCALIZAÇÃO

Localização

Rua dos Cariris, 126
Pinheiros - SP (Próximo a estação Faria Lima)

WhatsApp

11 4280-9199

Horários

09h00 - 18h00
Segunda a Sexta

Telefone

11 4280-9199
11 3032-7248

Dúvidas Frequentes

O ar condicionado ligado muitas horas faz com que ele suje mais rápido e precise de uma manutenção periódica constante. Em alguns lugares, o filtro tem que ser limpo a cada 15 dias ou mensalmente. 

Em nota, a ABRAVA (Associação Brasileira de Ar Condicionado, Refrigeração, Ventilação e Aquecimento) informou recentemente que o vírus se propaga pelo ar por meio de gotículas suspensas no ar.

Assim, ambientes sem climatização, sem ventilação, ou mesmo sem manutenção adequada dos equipamentos são fatores insalubres, prejudiciais à saúde e improdutivos.

Confira abaixo itens considerados pela ABRAVA como determinantes para que se garanta a qualidade do ar a ser respirado:

Renovação do Ar – ação que garante e circulação do ar. Além da diluição do ar no interior do ambiente. Desta forma não permitindo a concentração de poluentes, fator que provoca agravos à saude dos ocupantes.

Filtragem – ação que tem por objetivo reter partículas e micro gotículas, que podem carregar poluentes ou microrganismos como o SARS-CoV-2 (coronavírus).

Controle de temperatura e umidade- fatores de necessidade física que contribuem com a saúde das pessoas, assim como: também podem inibir a proliferação de determinados organismos como o coronavírus.

Monitoramento da qualidade do ar- manter o nível de CO2 (dióxido de carbono) dentro dos índices determinados para ambientes é uma das formas de garantia da qualidade do ar respirado em ambientes.

Quem tem ar condicionado em casa ou no carro e não faz a limpeza adequada do aparelho pode estar respirando fungos, ácaros, vírus e bactérias. Quem respira o ar sujo pode ter crises de rinite, sinusite, asma, bronquite e até pegar doenças graves, como pneumonia.

Responsável pela eliminação das impurezas do ar que você respira. A função do filtro de ar é remover sujeiras como a poeira, a fumaça, entre outros poluentes. É por isso mesmo que os filtros precisam estar sempre limpos.

 
1 – O ar-condicionado não liga

Apesar da decepção, nada de pânico. O primeiro passo é conferir termostato. Veja se ele não está zerado. Se estiver tudo ok, o problema pode estar no disjuntor. Pode ser que tenha havido um pico de energia e o disjuntor tenha desarmado. Isso costuma ocorrer com mais frequência em imóveis antigos, onde a rede elétrica é mais velha e é maior o risco de a fiação entrar em curto.

Se isso ocorreu, procure ligá-lo novamente. Se ele voltar a desarmar, chame um eletricista, porque o problema na fiação elétrica pode ser sério. Lembre-se que sua segurança deve vir em primeiro lugar.

Se o termostato estiver com o ciclo de arrefecimento normalizado e o disjuntor estiver ligado, mas mesmo assim o aparelho de ar condicionado não ligar, o problema pode ser mais grave. Chame um técnico especializado para averiguar a integridade do condicionador de ar.

2 – Ar condicionado liga, mas não gela

Mais uma vez, comece verificando o termostato e abaixando-o 5 graus. Deixe-o trabalhando nessa temperatura por cerca de 1 hora. Se o ambiente não ficar mais frio, pode ser que esteja ocorrendo algum vazamento no sistema, causando baixa ou nenhuma refrigeração. Não tente mexer no aparelho, chame um técnico especializado para identificar o problema e fazer o reparo.

3 – Consumo exagerado de energia elétrica

Tem reparado que sua conta de energia elétrica está muito alta no final do mês? Essa história de que ar condicionado consome muita energia é mito: se isso acontecer é porque ele não está funcionando como deveria. Geralmente é algum problema no compressor que faz com que aumente o consumo.

Mas lembre-se que, como qualquer outro aparelho, o ar condicionado também tem um tempo determinado de vida útil. Se ele for muito antigo, pode ser que suas engrenagens puxem energia a mais para tentar compensar o desgaste físico natural que ocorre com o passar do tempo.

Nesse caso, a melhor saída é trocar o aparelho. Além de as novas tecnologias serem muito mais econômicas, há ainda o sistema Inverter, que chega a ser até 60% mais econômico que os modelos tradicionais. Isso ocorre porque o compressor trabalha ininterruptamente sem oscilações.

4 – Odor desagradável vindo do ar-condicionado

Este é um caso de falta de higienização periódica. A limpeza do filtro de ar condicionado precisa ser feita pelo menos uma vez por mês. O acúmulo de sujeira, poeira, poluição e microrganismos como fungos e bactérias pode fazer com que haja o desprendimento de odores desagradáveis. Além disso, podem causar alergias e até falta de ar.

Lembre-se que o ar condicionado bem higienizado melhora a qualidade de vida, mantendo o ar purificado. Alguns modelos chegam a ter purificadores que eliminam até 99% das impurezas do ar. Lave o filtro a cada 30 dias, mas se houver muito movimento, essa manutenção deve ser feita a cada 15 dias. A substituição do filtro deve ser feito entre 6 e 12 meses de uso e, uma vez por ano, faça uma limpeza profunda no aparelho com um técnico especializado.

5 – Ar-condicionado pingando

Se a unidade interna está gotejando, alguma coisa não vai bem. O problema pode ser causado pela própria sujeira do filtro ou pelo desnivelamento do aparelho, entre outras causas. Se o problema persistir mesmo depois do filtro limpo, chame a assistência técnica para identificar o motivo.